A Origem do Sabor - transformando o comum em extraordinário

 

A Origem do Sabor (2019) by Netflix


A Origem do Sabor é uma série documental de 2019 da Netflix que trata da gastronomia da China. Mais precisamente, ele mostra as técnicas e hábitos alimentares da China profunda, onde povos das mais diversas etnias mantém tradições culinárias oriundas dos ancestrais. A Origem do Sabor, por isso, é mais do que uma série documental sobre culinária, abrangendo também aspectos antropológicos.

A civilização chinesa é milenar e bastante rica. Existem mais de 50 etnias na China e cada uma tem suas tradições culturais marcadas pelas crenças, pelas formas de vestir, pela música, pelas danças e, claro, pela sua culinária. A luta dos seres humanos por sobrevivência os levou a descobrir diversas técnicas para tornar os elementos ao seu redor ingredientes comestíveis.

Cada temporada de A Origem do Sabor é baseada em uma região da China (Yunnan, Chaoshan e Gansu). Dessa forma fica evidente como os grupos humanos desenvolveram técnicas para cada ambiente: montanhas, zonas férteis, zonas áridas, litorais. Ainda que hoje em dia as trocas entre regiões sejam bem mais fáceis, muitas pessoas ainda preservam e apreciam os pratos típicos e tradicionais de suas regiões. Sendo assim, ampliam-se os laços entre os nativos e sua terra natal.

Os episódios de A Origem do Sabor mostram ingredientes nem sempre convencionais, valorizando o que é único de determinada região. Mesmo quando algo parece comum, a narrativa nos mostra as possibilidades, o que está além. Num episódio que fala sobre a bananeira, por exemplo, não existe foco nas bananas, que seria o mais óbvio. Ao contrário, ele mostra as técnicas da população para utilizar-se das folhas da bananeira para cozinhar e de como usar as flores e o caule da bananeira como ingredientes. A luta por sobrevivência e a engenhosidade humana ficam claras ao ver como é possível se utilizar todas as partes de uma planta como alimento. Além disso, os episódios passeiam das zonas rurais às cidades, dos modos de preparo caseiros dos alimentos à forma que eles são feitos para o comércio e até mesmo por chefs.

Assim como nós, descentes dos povos latinos, os chineses também têm o costume de servir mesas repletas de comida caseira e de reunir a família e os amigos para esses momentos de compartilhamento de sabor e de memórias. Vários episódios passam a sensação de aconchego e nos convidam a enxergar a comida para além do sabor, pois na origem do sabor existe a comunidade, o trabalho duro, o conhecimento de gerações, o compartilhar e o estar junto, e a capacidade dos seres humanos de transformarem um hábito simples, que é o de comer, em algo extraordinário. 

Porque sua arte é importante (e você deveria publicá-la)

  No curto tempo em que fui estudante de Artes Visuais uma questão sempre me preocupou: por quê os trabalhos que eu faria seriam de alguma f...